"Mofas ca pomba na balaia!"

Ah, quem nunca ouviu essa frase?!
"Mofas ca pomba na balaia!" é uma das expressões mais populares da nossa ilha.
Sobre a origem da expressão, ela vem de uma história bem curiosa.

Antigamente, além das roscas de polvilho que conhecemos hoje, eram feitos confeitos de polvilho com formatos diferentes. Entre os formatos de bichos, a forma de uma pomba - que nem o pássaro do Divino, num tem?!
Os confeitos eram decorados e usavam até feijão para fazer os olhos dos bichos.
Depois de prontos, os confeitos de polvilho eram colocados em balaios e vendidos pelas redondezas.
Quando não tinham sucesso na venda, as pombas de polvilho podiam mofar dentro da balaia e precisavam ser jogadas fora. Ou seja, o objetivo (a venda) não era atingido.

A expressão "Mofas ca pomba na balaia!" significa que alguém não vai conseguir alcançar o seu objetivo.
Também é possível ouvir apenas um "mofas, nego!" com o mesmo significado.


3 comentários:

  1. boa tarde, eu conheço este ditado, não sabia a explicação, sabia que era qdo não se conseguia algo. mas gostaria de saber a origem. Como meus antepassados são açorianos, achei que a expressão era de origem portuguesa. Apesar que ainda acho, pois a nossa colonização foi de portugueses.

    ResponderExcluir
  2. Para kim falaram iutra origem. Antigamente vendiam pombos na feira, que eram deixados dentro de balaios. Uma senhora da sociedade perguntou o preço para um feirante e, ao achat o valor muito alto, pronunciou a frase, querendo dizer ele ele não iria vender e os pombos iriam "mofar" pelo tempo que ficariam ali.

    ResponderExcluir
  3. Eu ouvi dizer que essa expressão era... acho que dá Rita Maria... que tinha vários filhos... e chegou uma senhora estéril e pediu um dos filhos.. então respondeu: "mofas com a pomba na balaia. Vax dá como di". Querendo dizer que ela nao abria mão dos filhos. E a orientou a transar (fazer muito sexo) assim como ela fez.

    ResponderExcluir